A cidade de Promissão é conhecida nacionalmente como berço da imigração japonesa no Brasil. Na economia, se destaca na agricultura e na pecuária. O eucalipto e a seringueira também compõem o mosaico diversificado da agricultura familiar na cidade, que conta com dois assentamentos rurais, somando cerca de 4 mil moradores, o que representa mais de 10% da população do município.
É neste cenário que, nos últimos 6 anos, a fruticultura vem ocupando espaço com perspectivas de avanço e consolidação, especialmente para atender aos mercados institucionais como o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, e o PPAIS – Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, instituídos pelos Governos Federal e do Estado de São Paulo.
Com cerca de 35 produtores envolvidos na cadeia produtiva da fruticultura, o SENAR tem promovido cursos de capacitação nos assentamentos de forma pontual, com destaque para o cultivo de morango orgânico, turismo rural, entre outros. O ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) também está presente nos assentamentos rurais de Promissão desde o início de sua implantação, prestando assistência técnica realizada pelos profissionais da equipe técnica, composta por técnicos em agropecuária, engenheiros agrônomos e zootecnistas.
As principais frutas que já estão em produção são: abacate, atemoia, banana nanica, limão, manga, maracujá, morango, pitaya, entre outras em fase de desenvolvimento, como as parreiras de uvas, que começaram a ser implantadas no início deste ano. A Fundação ITESP, por meio do seu Grupo Técnico de Campo de Promissão, entregou 400 mudas da uva Niágara Rosa Guarani IAC 572 para 20 produtores interessados nesta primeira etapa do projeto, dos quais dois já planejam o cultivo em escala comercial. Os demais pretendem formar pomares domésticos neste primeiro momento.
O desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura ainda conta com a parceria da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), unidades de Marília e Presidente Prudente, que já disponibilizaram pesquisadores especialistas para capacitar produtores e técnicos por meio de Dias de Campo e outras atividades direcionadas a esse público alvo.
A estimativa para produção das frutas é de aproximadamente 140.000 kg e está associada a uma demanda do mercado, principalmente os institucionais. Neste contexto, a equipe técnica do ITESP tem incentivado as famílias assentadas a diversificarem as atividades produtivas do lote, incluindo a fruticultura.
No caso da produção do morango, os produtores participaram e continuam participando dos cursos promovidos pelo SENAR, sendo que um deles já possui certificação social. Processo esse que contou com o acompanhamento do técnico do ITESP de Promissão Nelson Luiz Moreira de Barros até a obtenção do certificado.
Entre os vários projetos em desenvolvimento no assentamento Reunidas, o turismo rural deve ganhar destaque com a implantação de um restaurante rural, na agrovila de José Bonifácio, próximo à BR 153, como parte da Rota de Turismo Rural, que inclui roteiros de visitas aos produtores de frutas, doces, mel, bolachinhas, dentre outros que já estão estabelecidos com atividades em seus lotes.
Antes da pandemia, uma das assentadas, promovia um café da manhã rural para grupos de ciclistas que percorriam a região, projeto que deve ser retomado em breve.
Atualmente, os dois produtores de morango adotaram o sistema colha e pague e já estão recebendo visitas diárias de consumidores locais e da região, criando um novo atrativo para o município: o turismo rural.
A divulgação do projeto é realizada por meio das redes sociais, com apoio do ITESP, da prefeitura municipal e da câmara de vereadores de Promissão e o agendamento é feito diretamente com os produtores.
O Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê tem acompanhado este projeto, apoiando e divulgando a produção e o desenvolvimento rural sustentável.
Serviço:
Visita agendada à roça de morangos:
Alessandra Moreira: (14) 99682-9600
Eliza Yamassaki: (14) 99163-3061
Morangos Nikkey: (14) 99105-1541
Café da manhã rural para grupos:
D. Cida (14) 99133-9236