spot_img
InícioMatériasLourdes investe em ações para proteção de nascentes

Lourdes investe em ações para proteção de nascentes

O objetivo é recuperar e proteger as nascentes localizadas no município

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores da atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções.

Para garantir o acesso a este precioso recurso é fundamental que as nascentes estejam protegidas. Elas são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente identificadas no meio rural. São essenciais para manutenção do volume de água existente em córregos e rios, são fontes de dessedentação para a fauna e também hábitat dos animais, como no caso dos peixes.

O processo de recuperação e conservação das nascentes inclui um conjunto de ações que resulta em condições favoráveis para que elas desempenhem sua função ecológica no meio ambiente, merecendo destaque na manutenção das florestas, chamadas de matas ciliares – em referência aos cílios que protegem os olhos. A forma de utilização do solo no entorno das nascentes pode ajudar a protegê-las, como também degradá-las, contribuindo para o assoreamento.

Considerando isso, o município de Lourdes criou um projeto de preservação e recuperação de nascentes que, além de proteger os recursos hídricos no município, também realiza ações de sensibilização ambiental junto a produtores rurais, estudantes e população em geral.

O primeiro projeto executado foi a nascente “Marina Aquino Marques Garcia”, localizada na fazenda Três Irmãos, a qual foi cercada para evitar o pisoteio do gado na área protegida e também foi realizado o plantio de espécies nativas visando acelerar o processo de regeneração da mata ciliar.

Outra nascente, a  “Matilde Marques de Toledo”, está em fase inicial de recuperação. Ambas as nascentes contribuem para o Córrego Matogrossinho, afluente da margem direita do Rio Tietê.

O projeto de recuperação das nascentes, foi iniciado em 2020 e prevê a realização de ações que visam promover a reabilitação das funções ecológicas das nascentes existentes no território municipal, associando as atividades de educação ambiental para que possam ser utilizadas como modelo e em aulas práticas junto aos alunos.

A execução deste projeto também tem a missão de sensibilizar novos produtores rurais e inspirar outros municípios que, juntos, podem ampliar a proteção dos recursos hídricos na região, garantindo água em quantidade e qualidade para manutenção da vida e para os diversos usos, inclusive para fins agrícolas.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas