spot_img
InícioMatériasBento de Abreu realizou várias ações de educação ambiental no mês de...

Bento de Abreu realizou várias ações de educação ambiental no mês de junho

Mais de 340 pessoas participam de capacitação, palestras e de ações práticas como plantio de mudas e visitas técnicas que reforçam o processo educativo

A programação elaborada pela Prefeitura Municipal de Bento de Abreu para o mês do Meio Ambiente incluiu palestra de sensibilização sobre a importância da preservação e cuidados com o meio ambiente e atividades práticas de plantio de mudas de árvores nativas. Além da abordagem teórica, os participantes realizaram o plantio coletivo de árvores, visitaram as instalações de tratamento de água e esgoto da cidade, participaram de oficinas de material reciclável, assistiram contação de histórias e desfrutaram de um delicioso piquenique.

Os educadores Luciano Figueiredo, Poliana Amâncio Viana Mázzaro e Márcia Moreira foram os organizadores das ações de educação ambiental em Bento de Abreu no decorrer do mês de junho de 2022 e estão participando do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental do Baixo Tietê, que é financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

A programação envolveu a colaboração das escolas e creches municipais, do Setor Municipal de Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental, do CRAS, da SABESP, do DAEE e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, por meio do Núcleo de Comunicação.

O projeto foi executado ao longo do mês de junho, por meio das seguintes etapas:

03 de junho de 2022 – Capacitação dos educadores – A política de educação ambiental escolar foi implantada na rede municipal de ensino de Bento de Abreu desde 2009. Neste ano (2022) foi realizada a revisão do Plano Municipal de Educação Ambiental. Dessa forma, a capacitação buscou ressaltar a importância da educação ambiental nas escolas de Bento de Abreu e visou estimular os professores para que ajudassem na revisão do Plano. Esse tipo de iniciativa fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e contribui de maneira significativa para a formação de um cidadão consciente e protagonista das mudanças necessárias à sua realidade.

04 de junho de 2022 – Palestra e plantio de mudas – O Setor Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Polícia Militar Ambiental realizaram o plantio de 34 árvores em uma área verde e ruas do município de Bento de Abreu. Antes disso, foi realizada uma palestra de sensibilização sobre a importância da preservação do meio ambiente abordando as questões dos resíduos sólidos, arborização urbana, poluição do ar e recursos hídricos. Após a realização da parte teórica, os alunos realizaram o plantio das árvores, onde tiveram uma interação com a natureza, enfatizando a importância da preservação do meio ambiente para a presente e futuras gerações. Bom ressaltar que essa é uma das diversas atividades realizadas pela Polícia Militar Ambiental, que atua de forma preventiva e ostensiva para coibir a prática de crimes contra o meio ambiente.

09 de junho de 2022 – Visita a estação de tratamento de água e esgoto – O Setor Municipal de Meio Ambiente e interlocutor do Município VERDE/AZUL organizou visita à ETE (Estação de tratamento de Esgoto) e ETA (Estação de Tratamento de Água) – SABESP. Os alunos foram recebidos pelos técnicos da SABESP que os conduziu pelas várias fases do sistema de tratamento de esgoto, explicando cada etapa. Segundo os coordenadores, os alunos ficaram surpresos com o volume de esgoto a ser tratado e com o resultado obtido ao final do processo. De forma inédita, os alunos foram orientados pelo Interlocutor do PMVA (Programa Município Verde/Azul), para uma mobilização como objetivo de diminuir o impacto dos resíduos e dejetos no meio ambiente, provenientes da rede de esgoto. Diante da sensibilização dos alunos, a mobilização foi iniciada junto ao Programa Espaço Amigo, para que os óleos de cozinha usados não fossem despejados em ralos, mas depositados em garrafas PET e recolhidos por empresa responsável pelo encaminhamento do produto para reaproveitamento em indústrias. Já em relação ao tratamento de água, os alunos puderam observar como funciona o sistema de captação e tratamento antes da mesma chegar em suas residências e a importância da preservação dos recursos hídricos.

08 de junho de 2022 – Arborização Urbana – O Setor Municipal de Meio Ambiente e interlocutor do Município VERDE/AZUL em parceria com a usina DA MATA, realizaram o plantio de 72 mudas de árvores frutíferas e árvores destinadas a arborização urbana. O interlocutor do PMVA (Programa Município Verde/Azul) iniciou a ação com uma palestra de sensibilização junto aos alunos sobre a importância das árvores. Nessa palestra foram abordados temas sobre os cuidados na escolha das espécies, formas do plantio e cuidados pós plantio. Os alunos realizaram o transplante das mudas em tubetes para garrafas PETs (para que os alunos possam acompanhar o crescimento das mesmas), realizando os cuidados necessário na própria escola, acompanhados pelos professores. Os alunos também foram sensibilizados no sentido de levar essa experiência aos seus pais para que realizem o plantio das árvores maiores em uma área verde no dia da árvore (21 de setembro).

29 de junho de 2022 – Oficinas de material reciclável e Contação de Histórias – Finalizando o cronograma, esse dia teve como objetivo estimular as crianças para que sejam protagonistas nas ações de educação ambiental, com o objetivo de aprenderem desde a primeira infância a importância da preservação do meio ambiente. Os pequenos participaram do plantio de árvores, oficina de reciclagem, contação de histórias e um delicioso piquenique na praça central. Com isso, buscou-se desenvolver ações fora da estrutura da creche para que as crianças e os profissionais pudessem vivenciar na prática a importância da preservação do meio ambiente em contato direto com as árvores, na correta separação dos resíduos sólidos e na alimentação saudável em meio a natureza. Os trabalhos da oficina foram confeccionados pelas crianças com material reciclável trazidos de suas residências.

Um projeto bem organizado e executado pela equipe envolvida e apoiada pelo Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental do Baixo Tietê.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas