Ao pensarmos em água, é comum nos lembrarmos apenas daquela usada no nosso dia a dia. Entretanto, a água apresenta características que permitem classificá-la em diferentes tipos.
Uma das principais classificações é baseada na salinidade da água, ou seja, na quantidade de sal dissolvida. Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. Ela é o principal tipo de água encontrada no planeta, representando cerca de 97,5% do total.
Já a água salobra é aquela que não apresenta uma quantidade de sal elevada como a água salgada. Essa água, que possui salinidade entre 0,5% e 30,5%, pode ser considerada um meio-termo entre a água salgada e a doce. Esse tipo é encontrado principalmente em mangues.
E por fim, temos a água doce, que possui salinidade inferior ou igual a 0,5%. Apesar do termo fazer alusão ao açúcar, na realidade, ele refere-se apenas a uma presença pequena de sal. É o tipo de água que usamos para beber e realizar nossas atividades diárias, como lavar roupas e tomar banho.
A água doce pode ainda receber outras classificações, destacando-se a de água potável. Essa água não possui cor, cheiro e nenhuma substância ou organismo que possa trazer risco à saúde humana. É a água própria para consumo humano.
Existem ainda as águas chamadas de minerais, que, como o próprio nome indica, apresentam uma quantidade superior de sais minerais dissolvidos. Essas águas apresentam um sabor diferente das outras e possuem propriedades terapêuticas. Geralmente elas são classificadas de acordo com sua composição química.
O trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT é garantir em nossa região, que tenhamos água em quantidade e qualidade.
Serviço:
comitebaixotietê.org.br / contato@comitebaixotiete.org
Facebook / Instagram / Youtube: comitebaixotiete
Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê