A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana de todo mês de junho, desde 1981, quando foi instaurada pelo Decreto nº 86.028. A data foi escolhida em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano em Estocolmo na Suécia, e teve como um dos principais avanços a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 1972, quando a Assembleia Geral da ONU escolheu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Este ano, o Governo da Suécia será o anfitrião da conferência com o tema “Uma Só Terra”, o evento destaca a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo. Ao longo dos anos, a celebração cresceu e se tornou a maior plataforma global para divulgar a agenda ambiental, alcançando milhões de pessoas em todos os continentes.
Portanto, a Semana Nacional do Meio Ambiente envolve uma série de ações que visam a conscientização para temas relacionados ao meio ambiente, que o Comitê da Bacia do Baixo Tietê vem desenvolvendo ao longos dos seus 27 anos de existência, através de projetos bem estruturados, como por exemplo, a preservação e conservação dos recursos hídricos, garantindo água em quantidade e qualidade para todos nós. Neste mês o Comitê trás uma agenda ambiental especial, como por exemplo, o Fórum dos Conselhos de Meio Ambiente.
As 42 cidades que compõem o Comitê do Baixo Tietê, também, fizeram suas próprias agendas, criando oportunidade para que todo cidadão possa participar e agir em benefício do meio ambiente.
A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós!
Serviços:
· https://comitebaixotiete.org
· https://facebook.com/comitebaixotiete
· https://instagram.com/comitebaixotiete
· https://youtube.com/comitebaixotiete
· contato@comitebaixotiete.org
Fonte: Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê.