A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN), sediada em Araçatuba-SP, tem uma história rica e participativa na comunidade em que se encontra. Fundada em 1965, a AEAN conquistou seu espaço e importância na sociedade, participando ativamente no desenvolvimento da cidade.
Naquela década, as empresas de engenharia e arquitetura eram representadas apenas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, que ficava em São Paulo, e logo perceberam a necessidade de ter uma associação local/regional que representasse a classe. Assim nasceu a AEAN, e seu primeiro presidente foi o engenheiro Valter Ishida, que ocupou o cargo até 1967.
Daí em diante suas conquistas só firmaram a importância da entidade no desenvolvimento regional, tais como: a incorporação a AGROESP (Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo); a apresentação do projeto Vila Ferroviária, que previa a ocupação da antiga estação ferroviária de Araçatuba e suas adjacências, como implantação de museus e espaços para uso público; a participação na lei de zoneamento, amparada pelo renomado arquiteto Massashi Ryu Ohtake junto ao governo municipal; a participação de movimentos reivindicatórios para duplicação da rodovia Marechal Rondon; a elaboração de parecer técnico sobre as condições do Hospital Modelo de Araçatuba, que contribuiu para decisão de sua implosão futura.
Além disso, a AEAN tem importante papel na seara social, onde sempre atuou com muito empenho e dedicação, realizando doações a entidades de classe como o Lar da Velhice, a Santa Casa, o Hospital Neurológico Ritinha Prates, também na distribuição de brinquedos para crianças carentes do Jardim Rosele e participação constante de campanhas para arrecadação de agasalho.
Hoje, a AEAN é associada ao IPEA – Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia e faz parte também da UNO – UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE ENGENEHRISO, ARQUITETOS E AGRONOMOS DO NOVO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, um grupo que reúne as associações de Andradina, Araçatuba, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Novo Horizonte, Penápolis, Pereira Barreto, Santa Fé, São José do Rio Preto, Votuporanga, a qual realizam reuniões a cada 30 dias para troca de experiências e assim fortalecer as associações.
Para saber mais e acompanhar as atividades da AEAN, acesse o site oficial https://aean.org.br/