Com investimento total de 316.161,28, sendo R$295.632,14 originários do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e R$20.529,14 de contrapartida do município, a obra de implementação de galerias de água pluvial na Rua Coronel Francisco Shimidt foi concluída com êxito, com a instalação de mais de 330 metros de tubulações.
A obra proporcionará maior drenagem da água da chuva por meio dos novos bueiros (boca de lobo), galerias e também a melhoria no dissipador final existente no cruzamento da via pública com a Rua Jandaia.
De acordo com Edmar de Andrade Schiavoni, engenheiro agrônomo da cidade e membro atuante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, viu a necessidade da obra, encaminhou o projeto ao Comitê e o colegiado aprovou a liberação dos recursos.
O prefeito Júlio Cesar Felismino ressaltou que a obra é fundamental para acabar com as erosões na via pública e evitar o assoreamento de córregos. Isso resolverá o problema antes existente que tornava boa parte da Rua Coronel Shimidt intransitável, pois não haviam guias, sarjetas e pavimentação.
De acordo com o prefeito, o próximo passo é viabilizar recursos para o asfaltamento completo de toda a extensão da via pública, trazendo mais conforto e segurança aos moradores. Além disso, importância desse investimento contribui para a redução da poluição do córrego Borboleta.
Destaca-se que Rubiácea está situada entre o rio Aguapeí e o rio Tietê, ao longo do qual a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil estendeu seus trilhos até o estado do Mato Grosso do Sul. A passagem desta linha férrea por este local constituiu um dos motivos da formação do primeiro povoamento e o Córrego Borboleta é um importante corpo d’água que contribui para a Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.