Um dos maiores desafios para a universalização do saneamento básico é o atendimento da população nas zonas rurais e afastadas dos centros urbanos.
A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/UNICAMP) mantém o projeto “Saneamento Rural” – que visa desenvolver ações de pesquisa e extensão universitária na área de saneamento rural, especialmente no âmbito do esgotamento sanitário.
O projeto traz tecnologias desenvolvidas voltadas às pequenas comunidades, sempre atentando aos aspectos de viabilidade econômica e social, inclusive discute e analisa modelos e experiências de saneamento descentralizado que estão sendo desenvolvidos no Brasil, tanto no âmbito da academia, quanto nos municípios e instituições não governamentais e privadas.
Coordenado pelos professores Adriano Luiz Tonetti e Luana Mattos de Oliveira Cruz, o Projeto Saneamento Rural tem o objetivo de proporcionar importantes ganhos sociais e ambientais, além de multiplicar a experiência de modo a beneficiar o maior número possível de pequenas propriedades rurais espalhadas pelo Brasil. O trabalho deu origem a um site, um livro, duas cartilhas e alguns vídeos que trazem detalhes acerca da instalação, funcionamento e manutenção dos sistemas.
O Projeto de Saneamento Rural foi financiado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e com a colaboração de diversas instituições, como Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Pedra Branca, Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária Seção São Paulo (ABES SP), Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), Prefeitura de Campinas, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Sindicato Rural de Campinas (SRC), Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitê PCJ), Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU).
Para conhecer e baixar os arquivos dos sistemas de tratamento e de diFEC/UNICAMP disponibiliza soluções para saneamento na zona rural e comunidades afastadassposição final do esgoto tratado, basta acessar o link do projeto: