A prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá fez um diagnóstico no sistema de abastecimento de água do município, pois o departamento de Água e Esgoto não dispunha de dados seguros para a gestão dos recursos, como vazão exata de cada poço, hidrômetros, nível e instalações adequadas, e identificou a necessidade de realizar melhorias estratégicas para garantir a continuidade do abastecimento público também em tempos de crise hídrica.
Por meio de projeto financiado pela Cobrança pelo Uso da Água – Fehidro, o município está aprimorando o uso dos recursos hídricos do sistema de abastecimento da cidade e seus distritos para melhorar a gestão a partir do levantamento de dados importantes sobre os recursos utilizados.
De imediato instalaram tubos medidores de nível em poços de captação de água subterrânea e realizaram testes de bombeamento para verificar a capacidade de vazão máxima de cada um deles. Com essa informação é possível dimensionar quais são os hidrômetros adequados para cada poço, maximizando assim o uso dos recursos.
A obra ainda passará por adequação dos cavaletes e laje de proteção sanitária, com o objetivo de obter as outorgas do órgão estadual responsável – DAEE.
Os recursos aplicados neste empreendimento pelo Fehidro foram de R$94.392,00, sendo que o município de Santo Antônio do Aracanguá participou com a contrapartida de R$4.968,00.
O resultado desse investimento estratégico garante a boa gestão das águas para abastecimento público e aumenta a segurança hídrica para a população.