Após realizar estudos de macrodrenagem urbana, o município de Turiúba-SP comprovou a necessidade de implantação de galerias de águas pluviais em duas vias prioritárias da cidade: rua José Vicente dos Santos e rua Joaquim Raimundo Filho.
As chuvas intensas que acontecem no verão, vinham provocando danos e prejuízos ao município como destruição da pavimentação asfáltica, inundações em pontos da área urbana e formando erosões no prolongamento das vias. Além do grande problema provocado pela inexistência de um sistema para condução das águas de chuvas, a qualidade dos recursos hídricos é comprometida devido a ausência de soluções técnicas adequadas. As águas da área urbana são drenadas para o Ribeirão Ponte Nova, importante contribuinte da margem direita do Rio Tietê.
Com recursos da Cobrança pelo Uso da Água – Fehidro, a Prefeitura Municipal de Turiúba-SP está concluindo a implantação de um sistema de galerias de águas pluviais que vai evitar inundações no perímetro urbano, processos erosivos e garantir segurança à população e visitantes do município.
Com a conclusão das obras que compreendem construção de poços de visitas, galerias de 400 e 800mm, bocas-de-lobo (simples e dupla) e reparos na pavimentação asfáltica, a Prefeitura terá grande economia na manutenção das vias públicas.
O valor total da obra foi de R$165.347,49, sendo que o Fehidro financiou R$142.658,11 e o restante foi contrapartida do município.