spot_img
InícioMatériasAraçatuba inaugura o primeiro secador solar de lodo do Brasil

Araçatuba inaugura o primeiro secador solar de lodo do Brasil

Com investimento e tecnologia, lodo da ETE tem redução de 95% de seu volume tornando a operação mais barata

Na sexta-feira, 10/12/2021, foi inaugurado o primeiro secador solar de lodo do Brasil, instalado na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Baguaçu, em Araçatuba, pela GS Inima SAMAR e Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Com investimentos de 15 milhões de reais, o secador solar foi construído em uma área de 7.000 m², com estrutura de vidro, que funciona como uma estufa que evapora a umidade presente no lodo e faz com que o resíduo final do tratamento de esgoto seja reduzido à 95% de volume sólido e sem patógenos (organismos que podem causar doenças).

O secador – inédito no Brasil, é totalmente automatizado e autônomo, composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia, misturando o lodo e fazendo a remoção do material já seco. Antes, todo esse volume era enviado para aterros sanitários, com 80% de água e apenas 20% de sólidos tratados.

Com esse secador solar, as 450 toneladas de lodo resultantes do tratamento do esgoto do município serão reduzidas para apenas 90 toneladas de lodo seco por mês. Essa redução possibilita menor custo de transporte, destinação final para o dejeto e aumento da vida útil do aterro sanitário municipal.

A próxima etapa do projeto será a aprovação do estudo para registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, para uso do lodo como insumo agrícola, deixando de ser um gasto e passando a ser uma fonte de renda para a manutenção do sistema de secagem do lodo.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas